sábado, 22 de maio de 2010

Cittadinanza italiana!!!

Pois então tem acontecido de algumas pessoas me escreverem perguntando se obtive minha cidadania aqui e como seria o procedimento em questão!
Bem , antes de mais nada quero salientar que estou sempre a disposição para esclarecer quaisquer duvidas em relação a cidadania para quem quer que seja, pessoas que moram aqui ou em qualquer lugar do mundo.

O processo de reconhecimento da cidadania italiana é igual em qualquer país que tenha embaixadas e consulados italianos em seu território, ou seja, baseado nas leis e diretrizes legais que regem o processo de reconhecimento da cidadania italiana como um todo.

Então para se obter o reconhecimento da cidadania italiana aqui é necessário antes de mais nada possuir a documentação necessária completa e legalizada pelo consulado da jurisdição do país de origem do postulante a cidadania que em seguida deve se dirijir ao consulado de Osaka ou a embaixada em Tokyo, isto é, a repartição publica italiana de sua jurisdição aqui, o qual dará prosseguimento ao processo.

Aconselho antes de mais nada agendar a visita para a entrega dos documentos devidamente completos e legalizados pelo consulado do pais de origem, por exemplo, se o postulante nasceu em São Paulo, os documentos devem ser legalizados pelo consulado desta jurisdição, no caso o consulado italiano de São Paulo e assim por diante e então apresentados aqui...

A unica vantagem de se apresentar os documentos aqui é a não existencia das enormes filas de espera como as que existem no Brasil, ou seja, o restante do procedimento acontece da mesma forma que ocorre em qualquer lugar do mundo, então aos interessados, mãos a obra e buona giornata!!!

4 comentários:

  1. ola, moro no japao e gostaria de saber quanto tempo demorou para sair o seu reconhecimento depois que vc deu entrada . obrigado desde ja , thane

    ResponderExcluir
  2. Olá Thane;

    Se vc possui a documentação completa, veja bem, não adianta nada se estiver faltando algo, ok, oficialmente legalizada pelo consulado do seu estado no Brasil...

    Bom, creio que após a entrega devidamente efetuada na embaixada ou consulado daqui (favor verificar a jurisdição ref. ao seu endereço atual) pode vir a demorar algo em torno de três anos.

    Ou seja, pode ser bem menos que isso, um ano, dois, ou algo em torno disto, é impossivel prever, vai depender da demanda de trabalho dos oficiais encarregados deste setor, os quais são altamente qualificados.

    Ou seja, é preciso ser muito cortez e compreensivo em caso de algum empecilho (demora, falta de documentos ou algo assim) durante o processo, pois sem duvida todos são excelentes profissionais e merecem todo o nosso respeito, tá bom!

    Se vc fala italiano, otimo, do contrário é bom começar a estudar, ok, ajuda e muito, te aconselho inclusive a enviar os emails para tratar da entrega dos seus documentos aqui em italiano se possivel, afinal de contas, nada como ser italiano e falar italiano, va bene, abbracci...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Td bem? Me chamo Laryssa e estou com o processo de cidadania em andamento, no Consulado de Osaka. Estou aguardando a Nao Renuncia neste momento. No seu caso, demorou qto tempo p/ a conclusão do processo a partir dessa etapa? Me desculpe pelo incomodo, mas estou nesse processo desde o ano passado, acho que vc entende a minha ansiedade... Rs. Abbracci. Grazzie mille!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Laryssa;

    Olha, a emissaõ do certificado de Non-renuncia depende unica e exclusivamente do consulado brasileiro da sua jurisdição, ou seja, se tudo foi feito de forma correta, com certeza ele sera enviado dentro dos prazos legais para tal.

    Aqui, os tramites obedecem as mesmas diretrizes e creio que assim que eles receberem o documento estarão aptos a lhe reconhecer oficialmente a cidadania.

    Por enquanto procure aprender bem a lingua, isso se vc já não souber ,rsss, e fique tranquila, pois se vc chegou até aqui, com certeza vai triunfar, ok, será uma grande emoção, buona giornata, ciao...

    ResponderExcluir

Favor comentar, desde que com bom senso e coerencia, abbracci...